sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Quando ir a Portugal?

 primavera (a partir de abril) é a época indicada para conhecer principalmente o interior de Portugal, que fica tomado por flores silvestres. É também o momento das grandes festas religiosas, como a romaria a Fátima, que ocorre no mês de maio e atrai multidões de devotos. No verão, as principais cidades ficam cheias de turistas, enquanto os portugueses lotam as praias ao sul do país. Já o outono desponta como a estação ideal para quem aprecia vinho, pois em setembro começa a vindima (colheita das uvas), que dá um charme ímpar e festivo às regiões do Alentejo e Dão. 
Também é possível viajar no inverno (a partir de dezembro), já que as temperaturas por lá não chegam a ser tão rigorosas. O tempo chuvoso é que pode atrapalhar alguns passeios.




A Gastronomia Portuguesa

A gastronomia portuguesa é constituída por peixes, carnes, vegetais e frutas. Apesar das águas em Portugal serem ricas em peixe fresco, o prato nacional continua a ser o bacalhau seco e salgado, que muitas vezes é importado. Mas em Portugal você encontra outras opções saborosas da culinária de cada região: 
Na região de Algarve, os peixes - e, claro, o bacalhau -, crustáceos e frutos do mar, como os chocos (cefalópode como a lula, originário da Ilha da Madeira) dão o toque da culinária local, preparados na cataplana, uma curiosa panela típica com tampa em forma oval e semi vedada, que permite que os alimentos sejam cozidos no próprio caldo. Não deixe de experimentar, de preferência (bem) acompanhada por vinho verde branco gelado.





Descubra Coimbra - Portugal

Ficar em Coimbra duas ou três noites vale cada minuto. Você não estará lá apenas para visitar a universidade, uma das mais antigas do mundo ocidental, fundada no final do século 13. Há mais o que ver em Coimbra, cidade que já foi até capital do reino, nos idos do século 12. E o mais importante é flanar pela cidade, ao ritmo preguiçoso do Rio Mondego – cujas margens vêm sendo transformadas em deliciosos passeios para as noites sem chuva.
Estrela maior de uma cidade recheada de estudantes, a universidade merece que se passe várias horas percorrendo seus corredores, a estonteante Biblioteca Joanina (com decoração dourada em torno dos 300 mil livros), a Capela de São Miguel e a Grande Sala dos Atos. Nos arredores, a Sé Velha registra a história de Portugal desde o ano de 1064. E as ruas estreitas, margeadas por divertidas repúblicas estudantis, trazem à memória dos brasileiros a irreverência de Ouro Preto (MG) – uma espécie de irmã tropical da velha Coimbra.





Cultura Portuguesa

Portugal é uma terra de cultura milenar povoada desde os tempos imemoriais e com quase nove séculos de história como nação, construídos sobre as pegadas que deixaram durante seu passo por terras ibéricas os celtas, fenícios, gregos, romanos e árabes, cujas marcas profundas formam parte da idiossincrasia. 

De norte a sul, a cada passo, pode-se ter um encontro com o passado, visitando castelos, contemplando o trabalho realizado sobre pedras das catedrais, ou a suntuosidade da madeira talhada, deleitando-se com a elegância clássica dos palácios ou com uma surpreendente viagem no tempo dentro de uma muralha medieval. 

A cultura portuguesa é baseada num passado que remonta aos tempos pré-históricos das invasões dos Romanos e Mouros. Todos eles deixaram as suas marcas, deixando uma rica herança de ruínas arqueológicas, tais como o Templo de Diana em Évora, e a típica arquitetura moura de cidades do Sul, como Olhão e Tavira.

Estatua de José Maria de Eça de Queirós

Torre de Belem 

Para ir além do básico em Portugal


Onde fica?
De carro ou de trem, explore os arredores de Lisboa, Porto e Coimbra. Mergulhe na história, na cultura e na gastronomia de vilas e cidades menores para realizar um roteiro delicioso, divertido e inesquecível.
Até poucos anos atrás, o roteiro da maioria dos turistas brasileiros por Portugal se resumia a três grandes cidades – Lisboa, Porto e Coimbra –, com direito a uma passadinha em Fátima, para pagar promessa. De uns tempos para cá, a coisa mudou de figura. Além de o número de brasileiros em Portugal estar em pleno crescimento, o roteiro desses visitantes também está se ampliando.
O começo, claro, pode ser por Lisboa. Depois de percorrer as colinas que fazem da capital portuguesa um dos lugares mais lindos da Europa, abra suas asas e solte suas feras. Saia dos limites. Nem vamos falar em Estoril e Cascais, cidades que são praticamente bairros lisboetas, devido à facilidade de acesso. Optemos por uma visita de um dia inteiro a Sintra, a cidade preferida da realeza para os dias quentes de verão. Localizada entre montanhas, Sintra é mesmo refrescante e romântica. Não admira que o poeta inglês Lord Byron (1788-1824) tenha passado algum tempo por lá em 1809, à procura de rimas.

Torre de São Rafael

Ponte Vasco da Gama

Ponte 25 de abril

Mirador de Santa Luzia